quinta-feira, 18 de setembro de 2025

🐾 Alimentação do pet: 7 erros comuns que podem prejudicar a saúde do seu cão ou gato

 A alimentação é um dos pilares da saúde dos pets. No entanto, muitos tutores cometem erros sem perceber, acreditando que estão oferecendo o melhor para seus cães e gatos. O problema é que essas escolhas, ao longo do tempo, podem gerar doenças, falta de nutrientes e até emergências veterinárias.

O Dr. Roque Antônio de Almeida Júnior, Médico Veterinário (CRMV-SP 23098), separou os 7 erros mais comuns na alimentação dos pets para ajudar você a cuidar melhor do seu amigo de quatro patas.







🐾 Alimentação do pet: 7 erros comuns que podem prejudicar a saúde do seu cão ou gato

Introdução

A alimentação é um dos pilares da saúde dos pets. No entanto, muitos tutores cometem erros sem perceber, acreditando que estão oferecendo o melhor para seus cães e gatos. O problema é que essas escolhas, ao longo do tempo, podem gerar doenças, falta de nutrientes e até emergências veterinárias.

O Dr. Roque Antônio de Almeida Júnior, Médico Veterinário (CRMV-SP 23098), separou os 7 erros mais comuns na alimentação dos pets para ajudar você a cuidar melhor do seu amigo de quatro patas.


1. Oferecer comida caseira sem orientação

Restos de comida humana podem ser prejudiciais, pois muitos alimentos que consumimos contêm sal, temperos, gorduras e até substâncias tóxicas para os animais.


2. Exagerar nos petiscos

Petiscos são ótimos como recompensa, mas quando oferecidos em excesso podem causar obesidade, problemas articulares e doenças metabólicas.


3. Acreditar que todo tipo de ração é igual

Cada pet tem necessidades nutricionais diferentes de acordo com idade, porte, raça e condições de saúde. Por isso, a ração precisa ser escolhida com cuidado e, de preferência, com orientação veterinária.


4. Dar leite para gatos adultos

Ao contrário do que muitos pensam, a maioria dos gatos adultos tem intolerância à lactose, o que pode causar vômitos e diarreias.


5. Não respeitar horários e quantidades

Deixar ração sempre disponível ou não seguir as porções recomendadas pode levar o pet a sobrepeso ou desnutrição.


6. Oferecer ossos cozidos

Ossos, principalmente os cozidos, podem quebrar em pedaços e causar engasgos, perfurações no trato gastrointestinal e sérios riscos à saúde.


7. Não se preocupar com a água

Água limpa e fresca deve estar sempre disponível. A desidratação é um problema grave e pode causar danos aos rins e outros órgãos.


Conclusão

A nutrição correta é essencial para garantir que seu pet tenha uma vida saudável, longa e feliz. Evitar esses erros simples já é um grande passo para cuidar melhor de quem você ama.

👉 Quer saber qual a melhor dieta para o seu cão ou gato? Agende uma consulta em domicílio comigo. Atendo em Mogi das Cruzes, Suzano e região, oferecendo orientação nutricional, vacinas, consultas preventivas e emergenciais.

📌 Dr. Roque Antônio de Almeida Júnior – Médico Veterinário (CRMV-SP 23098)
🌐 www.doutordosanimais.com.br
📲 Instagram: @roque_junior_veterinario



Nenhum comentário:

Postar um comentário